
Quatro motivos para fazer um ensaio newborn lifestyle.
Compartilhe
É provável que você já conheça o ensaio newborn (recém-nascido), aquele que os pais fazem geralmente nos primeiro 15 dias de vida do bebê, colocando-o em poses e cenários específicos. Mas o que quer dizer “newborn lifestyle”?
Literalmente, lifestyle significa estilo de vida. Esse termo é usado na fotografia para descrever um estilo de ensaio mais livre, gosto de dizer “do jeito que a vida é”. Desde 2018, quando me deparei com essa forma de fotografar, mais leve, com menos poses e mais direção afetiva, tenho amado fazer.
A fotografia lifestyle pode também ser aplicada a um ensaio com recém-nascido. Em casa, registrando um pouco da rotina com o bebê em seus primeiros dias. Conseguimos registrar o jeitinho dele(a), em casa, e momentos importantes como a hora do banho e amamentação. Esse comecinho de vida passa rápido (por mais que, para quem esteja vivendo em meio ao puerpério, pareça que não). Ele se vai e deixa saudades. Por isso que é importante e legal registrar esse momento.
Além disso, aqui listo mais quatro motivos para você fazer o ensaio newborn lifestyle:

1. Cabe a família toda na foto:
“Ah, Ize, mas essas fotos de rotina eu mesma faço, não precisa de ensaio.” Já ouvi esse argumento e não tenho a menor dúvida de que a mãe e/ou pai são capazes de fazer a melhor fotografia de seu/sua filho(a)! Você estará com ele praticamente o tempo todo, tendo oportunidade de registrar, mesmo que com seu celular, olhinhos felizes e sorrisos lindos. Mas a questão é: e você? Quando sai na foto? E a família inteira? Esses momentos de conexão cheios de afeto são o que mais contam histórias, e o ensaio newborn lifestyle é capaz de congelar esses instantes, cheios de beleza.

Júlio, o irmão mais velho, queria brincar de blocos na hora do ensaio. E tudo bem! A família curtiu esse momento (inclusive Amarelo) e as fotos foram acontescendo. ♥



2. O cantinho mais seguro para o seu bebê:
Tenho certeza de que antes do nascimento, você se certificou de lavar com cuidado cada roupinha e lençolzinho que fosse usar, e o que usamos no ensaio não é nada além disso. Na sua casa, a circulação de pessoas é restrita, as visitas são selecionadas e controladas. Com todos esses cuidados, os riscos para a saúde do bebê tendem a ser menores dentro de sua própria casa do que em qualquer outro lugar (principalmente no período de pandemia)*.

3. O quartinho do bebê (e a casa) vira cenário:
Cada detalhe foi colocado lá com carinho. Fotografar nesse cantinho nos primeiros dias de vida é muito especial e conta uma história, nem que seja apenas sobre aquele papel que você mesma colou em uma das paredes do escritório, próxima ao berço.


4. Uma saída a menos, em meio ao puerpério:
Quem já passou, sabe a dificuldade que é sair de casa com um recém-nascido, provavelmente depois de uma noite mal dormida. Quantas coisas vão dentro da bolsa?! Garrafa térmica com água quente é item indispensável?! Quanto pesa um bebê conforto?! Quanto pesa um bebê conforto com o bebê dentro?! Será que ele vai ficar de boas no caminho?! [...] Cansei só de imaginar e fiquei feliz só de pensar em uma saída a menos!


*Caso opte por fazer as fotos em estúdio (ou o “newborn tradicional” em casa), atente-se para procurar profissionais que são habilitados para fazer esse tipo de fotografia e estão atentos a todos cuidados com higiene do espaço e acessórios utilizados. A fotografia de recém-nascido que coloca o bebê em poses específicas deve ser feita com cuidado. O profissional precisa entender da anatomia do recém-nascido e ter um treinamento mínimo para fazer esse tipo de trabalho.