
Como se preparar para o ensaio fotográfico com sua família?
Compartilhe

A vida é como uma grande linha do tempo. Passamos por diversas fases: o cotidiano pontuado por momentos importantes e mudanças de ciclos. A fotografia, eterniza os instantes e nos ajuda a contar nossas histórias, relembrar fases queridas.
O ensaio de família é uma ótima forma de eternizar momentos afetivos! Vamos registrar os sorrisos, abraços, trocas de olhares e todo amor envolvido. (Ah, e por vezes caretas, birras e choros também – fazem parte da vida real e trazem verdade para as nossas histórias hahaha.)
Para que o ensaio seja mais tranquilo, trago aqui cinco dicas de como se preparar para o dia da sessão. (:
1. Dia livre
Falar em tirar o dia de folga na correria da vida de hoje é praticamente uma missão impossível, né? Mas recomendo reduzir o número de atividades agendadas para a data do ensaio, para evitar aquele dia super corrido e estressante.
O ensaio é um momento aproveitar de verdade com sua família. Então, tentar tirar o dia para cuidar um pouquinho de você e evitar aborrecimentos externos – na medida do possível – vale super a pena, acredite.
Se o ensaio for fora de casa, lembre-se dos imprevistos que podem acontecer, principalmente com crianças menores (quem nunca precisou trocar uma fralda bem na hora que estava saindo de casa, por exemplo? hahaha). Para evitar atrasos e perder luz do dia, ao invés de pensar na hora exata marcada para a sessão, se prepare para sair meia hora mais cedo. Isso vale para tudo na vida, diga-se de passagem hahaha.
Ah, lembre-se que crianças, mesmo tendo muita energia, também se cansam. Um dia cheio de atividades pode fazê-las chegarem ao final no dia exaustas e abusadinhas. Assim, quando marcamos uma sessão no fim da tarde, pode ser bem difícil. Por isso, tente garantir que seu/sua filho(a) esteja descansado(a), para que o ensaio seja um momento agradável para ele(a).
Obs.: Pensando nisso, não é recomendado que o ensaio seja feito poucos dias depois de um dia de vacinação! Sabemos bem como pode ser chata a reação da vacina até para um adulto, imagina para um bebê ou para uma criança. Fique atenta as datas. (:
2. Com que roupa eu vou?
Pensar nas roupas com antecedência é fundamental! Calma, posso te ajudar com dicas de estilos e paletas de cores para que haja uma harmonia entre as roupas de toda família.
Uma vez definida as cores e estilo, fica mais fácil seguir um caminho e encontrar o que cada um irá vestir (seja um ensaio com duas, ou dez pessoas).
Ah, homens, não deixem essa responsabilidade toda para a mulher. Vocês são capazes de colaborar e escolherem juntos, tenho certeza!


3. Toda produzida
Maquiagem e produção de cabelo fazem diferença? Bastante! Apesar de não ser mandatório, make e cabelo bem-feitos impactam no resultado das fotos. Portanto, se faz o seu estilo e você deseja uma bela produção, se programe com antecedência. Lembre-se isso leva tempo!
Ah, e atenção, caso opte por fazer a produção com uma profissional, escolha uma boa maquiadora e pesquise antes referências e estilos que você gostaria de usar. Assim, será mais prático para ela atender o que você idealizou.
Por aqui, acreditamos que menos é mais. Então, a recomendação para os ensaios de família são makes mais leves e naturais, seja feita por você mesmo ou por uma profissional.
4. Não crie expectativas (principalmente com crianças)
Seu corpo é único, nossas luzes (literalmente ou não) são outras, o instante vai ser outro. O jeito que você fará a pose não será igual àquele jeito da foto de referência que você viu, muitas coisas não serão iguais.
Crianças tem a tendência de serem espontâneas! A gente pensa na pose A e elas fazem a pose B. A fotografia acontece no movimento, e nesse fluxo é que está a beleza da coisa.
Este é o movimento da vida acontecendo, e ele não é marcado por poses programadas e perfeitas, mas é feita de verdade, do nosso sorriso mais honesto e sincero que pode provocar aquela linha de expressão que não queremos, mas que faz parte da gente, do olhar de curiosidade do seu filho ao descobrir o mundo ao seu redor, a alegria dos nossos familiares em momentos únicos onde todos estão reunidos.
Não crie a expectativa da foto estática perfeita.
5. Conexão com a fotógrafa
O ensaio é um investimento que você faz, que vai eternizar um momento de sua vida. Através do meu olhar, vou ter o prazer de contar um pouquinho da sua história.
Por isso, é importante que a gente se conecte de alguma forma. Apesar da vida corrida, é importante tirar um tempinho para conversarmos sobre o momento que você está vivendo, me contar um pouco da sua história e termos essa troca.
O que da sua vida você não gostaria de ter apagado da memória?

Make: Rhayara Tavares