
Falta alguém na sua fotografia de família?
Compartilhe

Algumas famílias sentem a necessidade e têm o privilégio de ter alguém de fora, quase sempre uma mulher, para ajudar com a criança e a casa. Essa pessoa é fundamental na vida delas!
Muitas vezes, essa mulher passa tanto tempo se dedicando à criança, cuidando com tanto carinho que é impossível não criar um vínculo. Ela sabe o número do sapato, a comida preferida e o melhor truque para ninar até pegar magicamente no sono. Ela sabe tanto, que já ouviu falar que ela é como “a segunda mãe”.
Afeto é uma via de mão dupla. A criança também se apega, e entre suas primeiras palavras está o nome daquela mulher. Ela torna-se parte da família, apesar que qualquer vínculo empregatício que possa existir. Mas aquela mulher não vai ficar para sempre. Talvez alguns anos, mas não para sempre.
A criança crescerá e as lembranças que pode ter daquela mulher são as histórias que você conta. Como a que minha mãe fala, sobre o dia que a panela de pressão explodiu depois de eu ter passado pela cozinha, com apenas dois anos, com aquela mulher. O engraçado é que não sei que rosto ela tinha, pois não temos fotos apesar de todos os álbuns amontoados no armário.
Então, vim aqui hoje para deixar o seguinte recado: inclua aquela mulher nas fotos de família. Não a deixe para trás, nos fundos, de fora. Parece algo óbvio, mas nem sempre é, e é provável que você saiba disso, não é?!